Facebook Pixel Fallback

ÁREA DO CLIENTE

Eficiência na gestão energética! Conheça os benefícios da ISO 50001


A norma ISO 50001 estabelece guias e diretrizes para a implementação de um sistema de gestão de energia. Conheça mais sobre suas principais funcionalidades, benefícios e quais os critérios exigidos pela certificação.

 

A norma visa a implementação, revisão, manutenção e melhoria de um sistema de gerenciamento de energia. Reduzir o consumo total de energia e consequentemente seu custo é a função principal deste sistema de gestão. A ISO 50001 também oferece diretrizes a respeito de desempenho, segurança e eficiência energética.

Qualquer empresa pode aplicar a norma, independente de seu tamanho, setor e serviços ou produtos. Entretanto, ela é recomendada para empresas que utilizam muita energia, procuram reduzir gastos e querem ou necessitam reduzir a sua emissão de gases poluentes.

 

Quais os critérios para a certificação?

A norma possui um método de implementação semelhante à ISO 20000 o PDCA (“Plan, Do, Check, Act” ou em português “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”). Para a certificação é necessária uma auditoria geral que irá conferir se a organização está de acordo com as diretrizes passadas pela norma.

Quadro de exigências da ISO 50001 para as organizações:

- Desenvolver uma política de uso mais eficiente da energia;

- Fixar objetivos e metas para atender a política;

- Utilizar os dados para compreender melhor e tomar decisões sobre o uso de energia;

- Medir os resultados;

- Rever o funcionamento da política;

- Melhorar continuamente a gestão de energia.  


Há diversos benefícios em ter o certificado ISO 50001

Apenas a implementação já é uma grande vantagem, pois através de seu funcionamento a organização tem um aproveitamento melhor e um fornecimento mais seguro em relação a energia.  Além disso, a redução de gases poluentes emitidos pode ser utilizada pela empresa como algo positivo para sua imagem no mercado.

A certificação ISO 50001 é reconhecida mundialmente e possuir essa aprovação passa mais confiança e credibilidade a clientes e parceiros. Procura implementar a ISO 50001 em sua empresa ou organização? Se adeque ao sistema de gestão que mais cresce no mundo! A Brisot oferece consultoria, auditoria e treinamento. Conheça mais sobre nossa metodologia. Entre em contato conosco e solicite sua proposta!


Brisot Consultoria e Treinamento © 2024 - Todos os direitos reservados