O Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) é realizado com o objetivo de auditar e premiar cartórios em todo o país que atendam as exigências de excelência e qualidade na prestação de seus serviços. A auditoria independente do prêmio é realizada pela APCER Brasil, organismo referência no setor da certificação. Saiba mais sobre a premiação e seus requisitos em nosso artigo.
Instituído em 2005, premia os cartórios auditados de acordo com as categorias: diamante, ouro, prata e bronze. Cartórios de todo o Brasil, de todas as especialidades e localizações geográficas, independente do tamanho e do número de funcionários são avaliados por: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados e Gestão da Inovação.
O Cartório de Registro de Imóveis de Taubaté foi um dos ganhadores do prêmio, de acordo com a oficiala Paola de Castro Ribeiro de Macedo, diversas mudanças aconteceram no cartório desde o início de 2017 para atingir 4 objetivos: a Certificação ISO 9001/2015, Certificação NBR 15.906, Declaração de Conformidade com o Programa 5S e Prêmio PQTA/2017. Para se prepararem para as certificações, o programa 5s foi implementado, exigindo uma mudança na mentalidade de todos os colaboradores envolvidos. O comitê Socioambiental recebeu mais destaque através de um cronograma com diversas campanhas envolvendo os funcionários em datas comemorativas.
Outro requisito do PQTA implementado foi o Sistema de Compliance, seu parâmetro é a Lei Anticorrupção com objetivo de aumentar a confiabilidade e a transparência dos serviços do cartório. Também foram feitas grandes modificações na estrutura física da Serventia, como por exemplo adaptações para acessibilidade e iluminação. Os requisitos da ISO 9001:2015 foram implementados juntamente das outras certificações e para isto diversos manuais foram elaborados, como para atendimento, inspeções, organização, procedimentos etc. Segundo Paola, foram meses de preparação e dedicação, toda a equipe se empenhou para que todos os requisitos fossem atendidos através de um trabalho minucioso que exigiu muita dedicação.
“Recebemos o auditor da Apcer, para verificação dos requisitos do PQTA em setembro. Em novembro, fomos à Fortaleza receber, com muita alegria, o Prêmio Diamante, com 99% de requisitos preenchidos.”
Em 2017, o prêmio contou com a participação da Corregedoria Nacional de Justiça pela primeira vez. De acordo com o juiz auxiliar Márcio Evangelista Ferreira da Silva “É muito importante que a categoria faça esta auto avaliação, que busque estimular o aprimoramento contínuo dos serviços e que siga em um processo de evolução que beneficie, não só os seus serviços, mas principalmente aqueles que são os destinatários finais dos serviços extrajudiciais”.
Segundo o presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire, a premiação e os benefícios que concede às pessoas que utilizam os serviços de notários e registradores evoluiu. Para ele, o trabalho de aperfeiçoamento contínuo é de extrema importância e através dele os resultados podem ser proporcionados aos cidadãos. Cláudio afirma que “o prêmio proporciona uma auto avaliação dos serviços do cartório, fazendo com que ele possa se aprimorar e evoluir cada vez mais”.
A Brisot realiza treinamentos de capacitação presenciais que são fundamentais para a conquista do prêmio PQTA nos seguintes assuntos: gestão por processos, gestão estratégica, análise de riscos e oportunidades, requisitos da NBR ISO 9001:2015, requisitos da NBR 15906:2010, critérios do PQTA.
“A Brisot nos guiou pelo maravilhoso mundo da gestão empresarial de qualidade, fornecendo a capacitação e a expertise necessárias para que pudéssemos alçar a nossa Serventia aos padrões de qualidade ISO 9001, NBR 15906, 5S e selo Diamante no PQTA 2017. Fomos acompanhados e orientados em todos os aspectos importantes para atingir nossos objetivos. Só temos a agradecer o empenho e a dedicação da equipe Brisot”, afirma a oficiala Paola de Castro Ribeiro de Macedo.
As consultorias são realizadas de forma presencial, onde são apresentadas diversas ferramentas, mas para cada delegatório o sistema de gestão se torna único e personalizado. A equipe Brisot possui a preocupação de padronizar as principais atividades dos processos. O objetivo é sempre melhorar a performance dos serviços prestados aos usuários do cartório. Também são realizadas auditorias internas, através de um formato que evita falhas de grau maior nas auditorias de certificação das normas NBR ISO 9001:2015 e NBR 15906:2010 e também em auditorias externas do PQTA. Além disso, um especialista da Brisot fica de plantão durante as auditorias de certificação.
Quer saber mais informações sobre o prêmio PQTA e como a Brisot pode te auxiliar? Entre em contato conosco e solicite sua proposta!