Para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir seus processos com qualidade, foi estabelecida a norma ISO NBR 15906. Saiba mais sobre contribuições que a norma oferece para a área de cartórios em nosso artigo!
Publicada em 2021 para que os serviços notariais ganhassem um modelo de gestão profissionalizada, a ISO NBR 15906 contribui para o aprimoramento, agilidade e eficiência de acordo com modelos internacionais de referência.
Seu objetivo é promover atividades coordenadas de planejamento, direção, controle e padronização de procedimentos. Para que os cartórios possam gerir seus projetos com qualidade, satisfazendo seus clientes e atendendo aos requisitos legais. Controlando também suas metas e objetivos, praticando a gestão socioambiental, de saúde e segurança ocupacional. E dessa forma atingindo a excelência na prestação de seus serviços.
Através da norma o delegatório passa a ter a capacidade de ser o principal agente formador de uma cultura organizacional. Possibilitando assim a formação de hábitos e comportamentos que possam promover a excelência do serviço prestado.
Planejamento e controle são essenciais
É necessário trazer resultados que evidenciem a missão e a visão do cartório. Dessa forma é possível oferecer um desenvolvimento e também aprimoramento das qualidades pessoais e coletivas. Proporcionando a participação democrática dos colaboradores na gestão, que partilha méritos e satisfações. Atuando tanto internamente na satisfação dos funcionários, quanto externamente na satisfação dos clientes.
Promove a adoção de boas práticas por gestores
O gestor precisa "focar no usuário" e sair de sua zona de conforto para entender a percepção que o usuário tem sobre seu serviço. Bem como, coletar reclamações e sugestões por meio de um canal aberto, um passo fundamental nessa etapa.
Do mesmo modo a norma possibilita aos gestores:
- Planejar e discutir o desempenho econômico do serviço
- Controlar custos e gastos
- Realimentar o sistema desenvolvendo metas e objetivos
- Ampliar demandas de forma eficaz
- Promover a competência da equipe zelando por sua saúde e segurança ocupacional
- Realizar programas de capacitação e treinamentos de desenvolvimento pessoal
A norma estabelece uma relação direta entre as pessoas e seu ambiente de trabalho. Proporcionando instalações adequadas para usuários e colaboradores. Garantindo assim, os padrões ergonômicos e de acessibilidade com: rampas, banheiros, iluminação, ar-condicionado, segurança e conforto.
Por ser específica, a NBR 15906 quando integrada com a ISO 9001 ganha corpo em implementação e avaliação de requisitos. Gerir um sistema integrado não significa apenas aplicar paralelamente diversos sistemas de gestão ISO. Mas sim executar de forma sinérgica estes sistemas para otimizar ganhos e minimizar gastos e esforços desnecessários. A equipe Brisot realiza auditorias internas para evitar falhas em ambas as normas e da mesma forma em auditorias externas do PQTA, Prêmio de Qualidade Total Anoreg, que reconhece cartórios em todo país.