ÁREA DO CLIENTE

Programa 5S - Qualidade Total nas Empresas



Código: Bri005
Categorias: Palestras in Company

No livro Programa 5S - Qualidade Total nas Empresas o leitor encontra uma metodologia para implantar o 5S e os diversos benefícios que o 5S provoca. Entre os tópicos abordados estão: histórico da qualidade no meio empresarial; diagrama de causa e efeito; 5W+2H; conceito de ação corretiva e ação preventiva; visão geral das ferramentas da qualidade; lista de verificação; ciclo pdca e aplicação das ferramentas; o que é o 5S e porque usá-lo; sistemas de monitoramento; atendimento às reclamações dos clientes; gerenciamento da produtividade; norma CQT5S:2012; os cinco sensos, como praticá-los e quais as suas vantagens; a implantação do programa; o processo de auditoria.

    Com o aumento da globalização, a qualidade tornou-se essencial para o aperfeiçoamento das organizações. Com a aplicação do programa 5S, as empresas conseguirão maiores benefícios para os clientes internos e externos, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.

    No livro Programa 5S - Qualidade Total nas Empresas o leitor encontra uma metodologia para implantar o 5S e os diversos benefícios que o 5S provoca. Entre os tópicos abordados estão: histórico da qualidade no meio empresarial; diagrama de causa e efeito; 5W+2H; conceito de ação corretiva e ação preventiva; visão geral das ferramentas da qualidade; lista de verificação; ciclo pdca e aplicação das ferramentas; o que é o 5S e porque usá-lo; sistemas de monitoramento; atendimento às reclamações dos clientes; gerenciamento da produtividade; norma CQT5S:2012; os cinco sensos, como praticá-los e quais as suas vantagens; a implantação do programa; o processo de auditoria.

 

Autores: Graciele Alves de Mira

            Valério Garcia Brisot

 

Editora Viena - 2014

 

Adquirindo esse livro por R$ 37,00 você contribui com R$ 2,00 para a APAE Bauru. 

Faça seu pedido agora!!!

 

Prefácio

Desde 1990, venho participando intensamente da implantação do 5S como ferramenta para sistemas de gestão no Brasil e em alguns países latino-americanos. Fico feliz em saber que um profissional com a experiÊncia do Valério resolveu compartilhar o conhecimento adquirido em 1994 com os seus leitores e clientes atuais e potenciais.

O Valério teve a iniciativa de normatizar conceitos que até então pareciam abstratos. Neste livro, o leitor encontra uma metodologia para implantar o 5S como base física e comportamental para a Qualidade Total. Isso significa que, ao investir no 5S, a empresa está formando um alicerce para satisfazer todos os agentes com quem se relaciona: Clientes, Colaboradores, Comunidade, Fornecedores e Acionistas (aquelas que visam ao lucro).

Neste livro, o leitor constatará os diversos benefícios que o 5S provoca para estes agentes:

O SEIRI, Senso de Utilização, promove o combate ao desperdício, reduzindo os custos e beneficiando o meio ambiente.

O SEITON, Senso de Organização, possibilita acesso fácil e seguro às instalações, aos recursos e às informações, tornando o ambiente mais produtivo e seguro.

O SEISO, Senso de Limpeza, forma a cultura de se manterem ambientes e recursos limpos, aumentando a vida útil e a confiabilidade dos ativos da empresa.

O SEIKETSU, Senso de Padronização e Saúde, estabelece padrões e regras, além de propiciar a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, forma a cultura do respeito voluntário às regras, às normas e aos procedimentos.

São conceitos fundamentais para que uma empresa busque resultados de alta performance. É difícil imaginar uma empresa competitiva, segura e com produtos de qualidade com deficiência na prática do 5S.

A estatística de sucesso do programa 5S no Brasil não é nada animadora. Após 3 anos de implantação, apenas 20% das empresas mantêm o programa funcionando. Das empresas que implantam o Programa, apenas 2% conseguem implantar sistematicamente todos os 5S. Daí a importância de uma obra como esta, caprichosamente escrita pelo Valério. A leitura minuciosa do livro e a determinação na aplicação das recomendações é um grande passo para o sucesso da implantação do 5S na empresa.

Que o leitor aprecie e, dependendo de seu papel dentro da empresa, seja um agente de mudança contribuindo para a sobrevivência do negócio em médio e longo prazos.

prefácio escrito por Haroldo Ribeiro,

Diretor da PDCA Consultoria em Qualidade





Brisot Consultoria e Treinamento © 2018 - Todos os direitos reservados